Qual seu chocolate favorito? Será?
- 9 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Verdade que nem todo mundo precisa ter o paladar de sommelier, mas será que você conhece mesmo o gosto de alimentos das suas marcas favoritas? Esse questionamento não é uma mera sementinha da discórdia, pois tem o respaldo de um importante viés do marketing, objeto de estudo de comunicadores, dos profissionais de mercado e da ciência, ele: o Neuromarketing.
Um teste cego foi realizado pela To Be Shared com as três marcas de chocolate ao leite mais populares no Brasil: Nestlé, Lacta e Garoto, para tirar a teima e conferir se a marca é favorita por causa do chocolate ou o chocolate é favorito por causa da marca. Quatro participantes vendados. Três barras de chocolate ao leite. O desafio. E uma teoria comprovada. Eis a equação da experiência. Antes da prova, os degustadores disseram qual sua marca favorita entre as três em questão e o porquê da preferência, mas nenhum acertou qual dos pedaços de chocolates se tratava do seu favorito.
Em um momento da experiência, um dos participantes que enfatizou o quanto os gostos dos chocolates eram diferentes um do outro, mas, na verdade, foi dado a ele os três pedaços da mesma marca. Um comportamento em comum entre todos eles foi que quando acertaram qual marca de chocolate estavam provando no momento, era por eliminação lógica - por exemplo, se os dois palpites anteriores foram Garoto e Nestlé, então o último é Lacta - e não por reconhecimento real do sabor.
O paladar como meio de estimular o consumo entra na seara do marketing sensorial, que estuda as sensações por meio dos cinco sentidos humanos: visão, olfato, paladar, tato e audição. Embora pareça que o fato de o indivíduo estar sentindo a experiência na própria pele torne inviável influenciar ou até manipular suas escolhas, na realidade é bem possível, tanto que o marketing é aplicado ao paladar, como confirma a experiência do vídeo.
Diante dessas informações, com base nos estudos do Neuromarketing, constata-se que os valores da marca do produto fideliza mais o consumidor do que a qualidade ou sabor em si. E aí? Qual é sua marca de chocolate favorita? Será mesmo? Que tal desafiar suas convicções e fazer seu próprio teste cego?
#Consumismo #Inconsciente #Neuromarketing #FatecSebrae #Marketing #ComportamentodoConsumidor #ToBeShared #TesteCego
Integrantes:
Daniele Fernanda Natucci Torres
Luana Balbino Cardoso
Luane dos Santos Souto
Shomara Cláudia Flores Quispe
Fontes:
-CAMARGO, Pedro Celso Julião de. Neuromarketing: a nova pesquisa do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2016.
Kommentare