top of page
  • Foto do escritor

Neuromarketing aplicado ao consumo


Fonte: https://br.freepik.com


Compras. Palavra que estimula os sentidos de grande parte da população. Mas já passou na sua cabeça o motivo de alguém optar por consumir ou não uma mercadoria ou serviço? Ser um cliente fiel a determinada marca ou preferir mudar de opção sempre que possível? Às vezes, existe a necessidade real daquele produto, mas a satisfação está na aquisição em si. O neuromarketing, estudo do comportamento do consumidor, explica.


Segundo o neuromarketing, a decisão de compra é definida por vários fatores como biológico, sociológico e psicológico. Baseando-se na vertente biológica, que está ligada aos fatores da evolução da espécie humana, boa parte das escolhas que o cliente faz é inconsciente. O cérebro é influenciado por valores, imagens, cheiros, toque, entre outras sensações.


Atualmente, o neuromarketing é aplicado em seis importantes campos. O Branding, Design de Produto e Inovação, Publicidade e Eficácia Comercial, Experiências Web e Tomada de Decisão. Mas o que são essas áreas e como o neuromarketing atua nelas? Calma! Vamos compartilhar as informações com vocês.


O Branding, refere-se a gestão da marca, ou seja, desde a criação até a divulgação para o público-alvo, para que seja memorizada, atraindo os clientes e fidelizando-os. Até mesmo o campo de Design de Produto e Inovação é pensado para o consumo. O neuromarketing verifica o retorno dos consumidores em relação às embalagens, design e as ideias dos serviços. Partindo desse princípio, nossas escolhas são feitas de forma inconsciente, emocional e automática.


Quando o espectador assiste a propaganda e fica impactado positivamente, é resultado do trabalho de Marketing, Publicidade e Comunicação, que pensaram, trabalharam e divulgaram a imagem positiva para o consumidor aderir, mesmo que inconscientemente. O neuromarketing explica na Publicidade e Eficácia Comercial como algumas empresas conseguem e outras não.


Entrar em alguma loja e sentir um cheiro diferente, iluminação e ambientes descontraídos, isso também é planejado para influenciar o cliente de forma sensorial na Tomada de Decisão. Assim como assistir um show dos seus ídolos em um festival de músicas mexe com suas escolhas devido a Eficácia dos Entretenimentos. A Experiência WEB também é um fator de peso atualmente, observe como somos influenciados permanentemente em todos os sites que acessamos.


As escolhas de consumo de forma inconsciente é um viés que tem se mostrado consistente nos estudos do comportamento do consumidor, entretanto, como afirma Pedro Celso J. Camargo em seu livro Neuromarketing, fatores biológicos agem em conjunto com os fatores sociais e psicológicos, sendo assim, a decisão está ligada à uma série de influências externas também. Por isso é importante levar em consideração o peso de cada fator. “O inconsciente participa da formação de comportamento, mas não determina o mesmo”.


Palavras-chaves: Neuromarketing; Consumo; Marketing; Compra




Integrantes:


  • Daniele Fernanda Natucci Torres

  • Luana Balbino Cardoso

  • Luane dos Santos Souto

  • Shomara Cláudia Flores Quispe



Fontes:


-CAMARGO, Pedro Celso Julião de. Neuromarketing: a nova pesquisa de

comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2016


-GUÉGUEN, Nicolas. Psicologia do Consumidor: para compreender melhor de

que maneira você é influenciado / Nicolas Guéguen; tradução de Gian Bruno

Grosso. - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010


-http://neurobusiness.com.br/neuromarketing/


250 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Seja avisado sobre nossas matérias

Nunca perca uma atualização

bottom of page