Marketing digital: estagnação do Orkut e desafios de adaptação ao consumidor
- 29 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Hoje em dia as pessoas estão se tornando cada vez mais dependentes do uso da internet, seja para comunicação, localização, entretenimento e muitas outras utilidades. Diante deste cenário de ascensão da internet surgiu o marketing digital, uma estratégia que se utiliza das ferramentas e plataformas dos meios digitais para atingir o público-alvo.
Antes todo o marketing e propaganda eram feitos de forma unilateral; tanto na TV quanto no rádio os consumidores eram bombardeados de informações que as empresas julgavam ser adequadas, porém no marketing digital o consumidor dita as regras de quando, como e onde quer ter acesso a essas informações e passa a ser também um gerador de conteúdo. Por mais que se tenha a ideia de integração e de conectividade não se pode esquecer que por trás de cada monitor ou celular existe uma pessoa com os mesmos hábitos e costumes, o que de fato diferencia é que temos o retorno quase imediato sobre o que o consumidor tem como visão e o que é o produto para ele.

Quem viveu a febre do Orkut, com certeza se lembra dos depoimentos de mil cores, comunidades e jogos. O Orkut era um site que oferecia uma integração, criado a princípio para ser uma rede social, os próprios usuários desenvolveram outras utilidades como: fóruns, divulgação de conteúdo e serviço. O Google foi pioneiro no segmento de sites de redes sociais ao lançar o Orkut em 2004. Seu auge ocorreu de 2005 até 2012 e após este período teve seu declínio seguido de seu encerramento em 30 de setembro 2014.
Mas porque uma das plataformas mais utilizadas na internet teve seu fim? Que o Orkut foi uma sucesso entre os brasileiros, não podemos negar. Como Vaz (2011) afirma, “o nosso povo passa mais tempo no Orkut do que no seu e-mail, sendo que essa rede social representa o site mais acessado do país”. Porém essa adesão não ocorreu entre os norte-americanos e pode ter sido esse um dos fatores responsáveis pelo baixo investimento do Google em aperfeiçoar a plataforma. (BARROS, LUPINACCI, PRIMO, VALIATI, 2015)
Consequentemente houve a estagnação de recursos oferecidos pela plataforma, depois veio o surgimento de concorrentes mais apropriados as necessidades dos internautas como: My Space, Facebook e Twitter, e a criação de novas leis referente ao compartilhamento de conteúdo, pois muitas comunidades do Orkut eram propagadoras de materiais piratas.
Portanto este exemplo do Orkut nos mostra a importância de se adaptar constantemente de acordo com o consumidor e suas necessidades, o marketing digital é uma ferramenta forte e de acesso quase instantâneo ao público-alvo, se tornando imprescindível em qualquer empresa para se manter no mercado dinâmico.
Palavras-chave: Orkut, Google, Marketing Digital, Rede Social
Autores:
Guilherme da Cruz Bergamasco
Ingrid Silveira Marques
Laise Alves de Moura
Mariana de Cássia Moraes e Silva
Patricia de Paula Vieira
Rita de Cássia Kiota
Referências:
Disponível em: https://trends.google.com/trends/explore?date=all&geo=BR&q=orkut Acesso em: 23/04/2018
BARROS, Laura; LUPINACCI, Ludmila; PRIMO, Alex; VALIATI, Vanessa #RIPorkut: a reação dos usuários brasileiros ao fim desse site que a gente conhecia bem pakas Porto Alegre, 2015 Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/132763 Acesso em: 25/04/2018
VAZ, Conrado Adolpho Os 8 Ps do marketing digital São Paulo: Novatec Editora, 2011
Comments