Avaliando o desempenho de influenciadores digitais
- 9 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Um dos grandes fenômenos da era em que vivemos (a digital) é a ascensão vertiginosa dos influenciadores digitais. Também conhecidos como influencers, ou digital influencers, são pessoas que produzem conteúdo nas mídias para determinados grupos sociais, de forma a popularizar e veicular produtos ou serviços oferecidos por empresas que patrocinam essas pessoas, impactando, de alguma forma, a vida dos internautas que consomem as informações produzidas por eles, e que acabam introduzindo vários desses produtos em suas vidas, sejam eles realmente necessários ou não. Ou seja, o influencer é um verdadeiro formador de opinião na internet, que almeja popularidade e enriquecimento junto a seus anunciantes.
O mercado de influenciadores digitais está em franca expansão, movimentando cerca de 1 bilhão de dólares somente no ano de 2017. Porém, apesar do suposto glamour que esta profissão pode transparecer para o público, o trabalho do influenciador não se restringe a criar conteúdo de forma arbitrária e esperar a popularidade acontecer: é fundamental fazer análise de dados e métricas nas mídias sociais para saber como está o desempenho do influencer. Para isso, utiliza-se analytics, que são dados captados e quantificados nas redes sociais para que possam gerar insights valiosos sobre a performance do conteúdo. As principais redes sociais do mundo, como o YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest possuem um analytics básico disponível para ser utilizado, cada qual com suas semelhanças e particularidades de acordo com os objetivos de cada rede.
Segundo o presidente do comitê de Social Media do IAB Brasil, Renato Dias, existem cinco dimensões principais de métricas: base de relacionamento, alcance, engajamento, atendimento e transações. E cada uma delas, basicamente, avalia as quantidades de fãs, o alcance (quantas pessoas receberam essa publicação), quantas delas curtiram e/ou comentaram na publicação, atendimento e respostas dadas às solicitações e transações (exemplo: vendas). Quando bem utilizados, esses dados podem fornecer aos influencers uma ferramenta valiosa para o seu posicionamento perante ao público, bem como aumentar a popularidade dos influenciadores nas mais diversas redes sociais.
Palavras-chave: Inteligência de mercado, marketing, desempenho, influenciadores digitais, digital influencers, redes sociais, análise de dados, métricas, analytics
Autores:
Beatriz Amorim Cunha
Fernando Seiti Nishiyama
Larissa Tiemi Tateoka
Luciana Duarte
Marcela Modolo Hayek
Palloma Medina
Renata Passarelli
Fontes:
Comments