Endomarketing na prática
- 11 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Já falamos aqui anteriormente sobre o endomarketing, para resumir é o processo feito para que os funcionários acreditem naquilo que representam quando trabalham em uma empresa. As organizações que conseguem ganhar a confiança de seus colaboradores têm mais chances de sucesso no mercado. Hoje falamos sobre três empresas que tem em sua essência oferecer a devida importância aos seus clientes internos e quais são seus principais métodos.

Uma prática simples, porém eficiente, é a de treinamento, onde são apresentados aos funcionários os objetivos da empresa e como o trabalho funciona. A Toyota se destaca por aplicar esse método, onde levam os funcionários às fábricas para conhecerem como ocorre a criação dos produtos e também às concessionárias onde aprendem mais sobre os clientes. O treinamento dura cinco meses, onde um mês inteiro é dedicado ao ensino da cultura da empresa, estimulando também a criação de boas ideias de seus funcionários. Essas ideias são colocadas em prática anualmente, para que se valide todo o processo realizado.

A comunicação interna é algo superimportante e fez com que a Best Buy melhorasse muito sua relação com seus colaboradores. Ao analisarem o pefil dos que deixavam a companhia notaram maior ocorrência de jovens, por isso decidiram criar uma rede de comunicação na forma de uma rede social, trazendo a essa troca de informações e feedbacks, uma roupagem de mais fácil assimilação para este público mais novo, aonde puderam expressar suas ideias sobre a empresa, inclusive os que as incomodava. A empresa assimilou essas informações geradas e instituiu as sugestões feitas. Antes do momento de prática oficial do aplicativo, dos testes e das pesquisas sobre seus funcionários, a empresa tinha a taxa de rotatividade de funcionários de 60%, após a realização deste projeto, ela caiu para 10%.

A valorização dos colaboradores ocorre de maneiras diferentes para cada uma, porém há algo em comum entre todas: gestão, ou administração compartilhada. Esse método descentraliza o poder e aumenta o engajamento dos funcionários. Um exemplo muito claro disso é a Magazine Luiza, empresa varejista que tem seu valor de mercado sempre aumentado, graças à sua politica de engajamento de seus colaboradores, que se faz por meio de interações, reuniões e programas de comunicação entre os cargos mais altos da empresa e seus empregados de linha. Métodos como o de canal de TV e rádio, portais na internet e até telefone direto com a presidência fez com que os clientes internos da organização participem diretamente das decisões tomadas.
Integrantes:
· Erika Santos
· Gabriela Miyake
· Ingryd Victorya
· João Pedro Silva
· Rafaela Domingo
Palavras-chave: Best Buy, Cases, Endomarketing, Magazine Luiza, Comunicação, Sucesso, Negócios.
Fontes:
Comments