A percepção da mente em relação às cores
- 8 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Você sabia que as cores podem afetar suas emoções e até mesmo a razão? Por incrível que pareça, estão diretamente ligadas aos sentimentos. Um estudo realizado por Eva Heller, em seu livro “ A Psicologia das Cores” trata com profundidade sobre o assunto. A autora realizou uma pesquisa com 2.000 homens e mulheres com idades que variam de 14 a 97 anos na Alemanha. O resultado foi impressionante: todos conseguiram conectar as cores com sentimentos e qualidades.
O azul é considerada a cor predileta, com 45% dos votos na pesquisa. Essa cor representa a simpatia, harmonia e a fidelidade. O vermelho representa a felicidade e o perigo; o amarelo, otimismo e ciúme; o verde, fertilidade e esperança; o preto, elegância e negação; o branco, inocência; o laranja, recreação; o roxo, poder; o rosa, doçura e delicadeza; o dourado, dinheiro, sorte e luxo; o prata, velocidade; o marrom, conservadorismo, aconchego e burrice; e o cinza, tédio e antiquado. Essas são as 13 cores principais, no entanto, quando combinadas com outras cores, isto é, “acorde cromático”, tem significados diferentes.
A combinação de azul e branco, representa segurança e confiabilidade, já o azul e preto, representa antipatia, desvaloriza completamente a mensagem publicitária. Enfim, existem várias combinações que podem favorecer ou não favorecer a imagem que se quer passar ou a ideia que se quer vender.
E o que isso tem haver com o Neuromarketing? Tudo. As cores afetam diretamente o comportamento do consumidor. De acordo com o artigo “Psicologia das Cores no Marketing e nas Vendas” de Edson Alvarenga, cerca de 93% das pessoas avaliam o aspecto visual do produto antes de comprar e 80% afirmaram se simpatizar ou se lembrar de uma marca simplesmente por terem cores de sua preferência. Além disso, a cor é fator decisivo para 85% das pessoas efetuarem as compras!
As cores determinam o que as pessoas sentem em relação ao que está vendo ou comprando. Agora que você já sabe de tudo isso, está pronto para colorir!
#ToBeShared #FatecSebrae #Marketing #Neuromarketing #Acordecromático #Cores #Influênciadascores #Comportamentodoconsumidor
Integrantes:
Daniele Fernanda Natucci Torres
Luana Balbino Cardoso
Luane dos Santos Souto
Shomara Cláudia Flores Quispe
FONTES:
-https://maispersuasao.com.br/psicologia-das-cores
-HELLER, Eva. A Psicologia das Cores: como afetam a emoção e a razão/ Eva Heller; [tradução Maria Lúcia Lopes da Silva].—1. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
Comments