top of page

Marketing de entretenimento e viralização de conteúdo

  • 13 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Você já deve ter se pego cantarolando alguma música de comercial, ou então compartilhando vídeos, fotos, memes ou até mesmo jogos de alguma marca que achou interessante. Provavelmente deve seguir algumas marcas nas redes sociais e acompanhar as postagens, comentar com os amigos. É justamente essa a estratégia do marketing de entretenimento.

Segundo Kotler, antes o foco das empresas era ser melhor em qualidade ou eficiência, hoje um dos fatores mais decisivos para o sucesso, é a criatividade.

Toda essa comunicação lúdica, quando feita com sucesso, aumenta os seguidores nas mídias sociais, melhora a imagem institucional e pode atrair consumidores e consequentemente aumentar as vendas, embora esses dois últimos fatores nem sempre ocorram.




Há também o risco de o conteúdo viral tornar-se negativo, principalmente quando não há uma pesquisa bem feita em relação ao seu público-alvo e seu posicionamento acaba sendo feito de maneira equivocada.

Temos a impressão de que do nada um certo conteúdo torna-se viral, mas não é somente produzir um material criativo e interessante que naturalmente ele irá se espalhar. Por trás disso há um trabalho minucioso feito por especialistas, como explica o editor da revista The Atlantic, Derek Thompson em entrevista ao site Meio e mensagem “Se você deseja que algo se espalhe, é preciso pensar profundamente sobre como criar e amarrar esse conteúdo a uma distribuição inteligente”

Hoje em dia quem navega na internet é bombardeado a todo instante por anúncios, consequentemente ele dá menos atenção a eles e é nisso que está o risco do marketing viral, como Derek afirma, o futuro do marketing provavelmente não poderá mais ser baseado nos modelos tradicionais de anúncios e nem nessa ideia de viralização.

Por isso é tão importante acompanhar a evolução do seu público-alvo e acompanhar as mudanças em seu comportamento, para dar continuidade na comunicação direta com ele e assim promover o marketing de maneira efetiva.

Palavras chave: Marketing de entretenimento, Viral, criatividade, público-alvo


Autores:

Guilherme da Cruz Bergamasco

Ingrid Silveira Marques

Laise Alves de Moura

Mariana de Cássia Moraes e Silva

Patricia de Paula Vieira

Rita de Cássia Kiota


Referências:

Conteúdo Viral é uma Falsa Ilusão

Disponível em <www.meioemensagem.com.br/home/mídia/2018/02/27/conteudo-viral-e-uma-falsa-ilusao.html> Acesso em 03/05/2018

KOTLER, Philip Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber Rio de Janeiro, Elsevier, 2003, 14ºed

 
 
 

Comentarios


Seja avisado sobre nossas matérias

Nunca perca uma atualização

bottom of page