top of page

Inteligência de Mercado: Definição e Aplicações

  • 12 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de mai. de 2018



Inteligência de Mercado: Definição e Aplicações


Por muito tempo acreditou-se que o Marketing era uma área totalmente voltada para as ciências humanas. Porém, com o advento tecnológico, o Marketing passou a ter uma relação próxima com a Tecnologia da Informação, pois essa fornece dados cruciais para a implantação de estratégias assertivas de comunicação. Para que isso seja possível, ambas áreas devem ter um objetivo comum e bem delimitado para beneficiar a empresa e seus clientes, utilizando-se da Inteligência de Mercado.


Afinal, o que é a Inteligência de Mercado?


A Inteligência de Mercado, também conhecida como Business Intelligence, é o processo de procura, análise e aplicação de informações coletadas dentro da atuação do mercado de uma empresa. Com ela, a empresa é capaz de averiguar seu desempenho de vendas, a abrangência de seu mercado, como seus concorrentes se comportam e direcionar seu trabalho, a fim de atingir seu público. Através disso, é possível corrigir falhas, prever o surgimento de problemas e criar ações de vendas efetivas, para que a empresa tenha um diferencial competitivo. Neste processo, os dados são colhidos e estruturados por profissionais de Tecnologia da Informação através da criação de KPI’s (Key Performance Indicators), que são indicadores que medem o desempenho dos processos de uma empresa. Essas informações colaboram para o alcance de objetivos, transformando os dados não-estruturados em informação estruturada.


Exemplo de KPI's
Fonte: (https://webapps.qlik.com/masters/index.html#/2018-stats/)

Um exemplo de empresa que utiliza dados adquiridos através da aplicação de Inteligência de Mercado é a Netflix, uma das marcas globais mais valiosas na atualidade, monitorando constantemente cerca de 93 milhões de clientes ao redor do mundo. São levados em conta os horários de acesso, preferências em relação a filmes e séries, dentre tantas outras; ou seja, cada usuário tem um perfil único baseado em seus gostos. A ideia é criar um relacionamento duradouro com o cliente de modo a oferecer uma melhor experiência. Isso só é possível após a coleta de dados de cada cliente ser analisada e utilizada como uma ferramenta de melhoria e personalização.

A inteligência de mercado é uma área extremamente abrangente, e os dados obtidos através dela podem ser utilizados para direcionar suas decisões táticas e estratégicas, como pode ser observado através do exemplo da Netflix. Vale ser aqui salientado que ao implantar uma tecnologia como essa, a empresa deve ter em mente que o resultado ocorrerá em médio a longo prazo.


Palavras-chave: Inteligência de mercado, business intelligence, marketing, tecnologia da informação, netflix, kpi.



Participantes:

  • Beatriz Amorim Cunha

  • Fernando Seiti Nishiyama

  • Larissa Tiemi Tateoka

  • Luciana Duarte

  • Marcela Modolo Hayek

  • Palloma Medina

  • Renata Passarelli

Fontes Sites:

https://www.youtube.com/watch?v=C6wCNHg3d5U - Professora Beth Gomes, do MBA em Big Data e Inteligência de Mercado da ESPM-Rio

 
 
 

Comments


Seja avisado sobre nossas matérias

Nunca perca uma atualização

bottom of page