top of page

Experiência do consumidor no ponto de venda

  • 12 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura




Com o avanço da tecnologia e o aumento das conveniências em relação ao processo de compra, os indivíduos mudaram seus hábitos de consumo. Muitas pessoas reduziram as visitas às lojas físicas e passaram a fazer mais compras on-line. Diante dessa situação é fundamental a criação de experiências nos pontos de vendas, para atrair os consumidores e gerar um melhor relacionamento entre esses e as marcas.



É certo que independente de ser físico ou online o ponto de venda é o local ideal para atrair a atenção dos clientes e despertar o desejo de compra, pois é onde os consumidores conseguem ter contato direto com as marcas, através de seus produtos e serviços. Assim, para gerar essas experiências é necessário a elaboração de estratégias de marketing para esses locais, levando em consideração aspectos como, posicionamento adequado dos produtos, ações promocionais e comunicação visual. Além disso, as estratégias utilizadas nos pontos de vendas devem estar de acordo com as necessidades do público-alvo e com os produtos e serviços oferecidos por determinado estabelecimento.



Algumas das ferramentas utilizadas para a criação de experiência são: a degustação e a entrega de amostras grátis no ponto de venda. Com isso, o consumidor consegue manusear, provar e até perguntar determinados aspectos sobre os produtos antes de efetivamente realizar a compra. Todos os detalhes são importantes, dessa forma, os estabelecimentos também podem gerar sentimentos e emoções nos consumidores através de aromas específicos, iluminação e música ambiente.

A utilização dessas ferramentas juntamente com a tecnologia também acaba gerando ambientes mais interativos e dinâmicos. É muito comum observar lojas com totens e tablets interativos, o que facilita o acesso dos consumidores às informações e os auxilia na decisão de compra.



Para o ambiente digital é sempre importante lembrar dos conceitos básicos do design de interação, é preciso criar um site ou aplicativo que seja intuitivo, ou seja, não requer muito esforço para ser compreendido e utilizado. Ainda, em ambos os ambientes é preciso manter a noção do que o consumidor realmente deseja, e é necessário manter-se em uma posição conveniente ao consumidor, e não ao contrário.

Em síntese, a criação de um momento de compra agradável, especial e que supere as expectativas do consumidor faz com que ele tenha uma visão positiva da interação realizada, agregue valor ao produto e crie uma identificação com a marca.


Palavras-chave: Experiência, Ponto de venda, Consumidor, Compra, Tecnologia, Interação.



Integrantes:

· Erika Santos

· Gabriela Miyake

· Ingryd Victorya

· João Pedro Silva

· Rafaela Domingo



Fontes:

 
 
 

Comments


Seja avisado sobre nossas matérias

Nunca perca uma atualização

bottom of page