Marketing 2.0: Era do consumidor
- 23 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Há muito tempo, durante a era industrial, o marketing dizia respeito a vender os produtos. O objetivo era padronizar, reduzindo os custos de produção para baratear o produto, a fim de vender mais. Porém, com o surgimento da Tecnologia da Informação, o cenário muda, abrindo caminho a uma nova fase: o Marketing 2.0. Nessa fase, foi ensinado que os consumidores sempre têm razão, ficou conhecida como a “Era do consumidor”.

A tarefa do marketing já não é mais tão simples. Os consumidores de hoje são bem informados e podem facilmente comparar várias ofertas de produtos semelhantes. No Marketing 2.0 destaca-se a satisfação do consumidor, a diferenciação dos produtos e o relacionamento de um para um.
``O valor do produto é definido pelo cliente.´´
Afinal de contas, os consumidores passam a não ser só receptores de informação, mas entendedores e manifestantes, principalmente, nas redes sociais. Em outras palavras, eles se tornam formadores de opiniões.
Algumas empresas investem muito na parte técnica e esquecem o mais importante: o relacionamento com o cliente. Qual deve ser nosso objetivo com os clientes? Segundo Kotler, devemos ter quatro objetivos:
1. Tratá-los como gostaríamos de sermos tratados.
2. Sucesso do cliente = seu sucesso
3. Objetivo: melhorar os desempenho e os resultados.
4. Conhecer a necessidades e superar expectativas.
Quando pensamos em beber algo, pensamos em Coca-cola. Quem nunca sentiu fome de Mc Donald ou Burger King? Você não possui um celular, você tem um IPhone. Essas grandes marcas alcançaram o grande objetivo do marketing: fidelizar o cliente. Mexer não só com o funcional, mas com o emocional do individuo, dando-lhes um valor, não um custo. Oferecer tudo que já tem mais alguma coisa.
MIND SHARE + HEART SHARE

.
Palavras-chave: Era do consumidor; Marketing 2.0; Tecnologia da Informação; Mind share; Heart share
Integrantes:
Beatriz Silva de Almeida
Valeria Igarashi
Tibério Ferreira
Lucas Luna
Pedro victor
Leandro Guimarães
Geovanni Luna
Fontes:
Marketing de A a Z – Philip Kotler
Comments