top of page
  • Foto do escritor

Branding: Mais que uma ferramenta de marketing


(Youtube/Reprodução)

Sabe aquela marca que não sai da sua cabeça, seja pelo jingle, suas cores vibrantes ou até mesmo um aroma característico? Por trás disso existe todo um estudo realizado chamado Branding. O termo da língua inglesa é usado em marketing para o processo de gestão de uma marca. Para o especialista e fundador de uma conceituada consultoria de marcas Wally Olins “Branding é persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar” que pode ser complementada com a definição de valor de uma marca pelo do pai do marketing, Philip Kotler, com seus principais objetivos que são: diferenciar-se de seus concorrentes, qualidade do serviço, qualificação técnica dos profissionais e a construção e consolidação de sua identidade.

O sucesso de uma empresa que investe na sua marca é grande e é nesse momento que o Branding se faz importante. O processo de construção de uma marca inicia-se na junção de três etapas fundamentais: definição do negócio, mostrar de uma forma clara e objetiva seus produtos ou serviços; posicionamento, onde a empresa zela por sua reputação no mercado e determina onde sua marca estará na escolha do consumidor e Proposta de valores, na qual o benefício será entregue ao cliente que consumir a marca.

A construção de identidade uma marca não precisa ser somente na área corporativa ou industrial, existe também o Branding Pessoal. Em 2017, a cantora Anitta alavancou sua carreira usando dessa ferramenta para fazer seu nome conhecido em quase todo o mundo. Versatilidade e Anitta poderiam ser usados como sinônimos, a artista veio do funk mas canta sertanejo, pop e eletrônico, usufruindo de muitas coreografias e letras com repetições que fixam na cabeça das pessoas. A internet auxiliou nesse crescimento da cantora, que postava suas músicas periodicamente, participou de inúmeras propagandas de marcas famosas, e usou esses patrocinadores também em seus clipes. Após participar do programa do Jimmy Fallon, um dos talk shows mais importantesdos Estados Unidos, apresentando sua música “Switch” com a rapper Iggy Azelea, sua carreira teve um boom. Ela já havia feito uma parceria com o cantor Maluma e sendo então reconhecida no mercado latino. Aproveitando a deixa, lançou o hit “Paradinha” e muitas outras parcerias surgiram, e soube aproveitar essas oportunidades. Anitta fez tudo isso sem deixar sua essência do início da carreira sumir, mostrando que suas raízes e lançando músicas que agradam todos os gostos e idades.


Palavras-Chaves: Marketing; Branding; Anitta; Fatec Sebrae; Escola de negócios.




Participantes:

  • Jonatas Costa

  • Mariana Dias

  • Sabrina Tucci

  • Thayná Donadei

  • Thiago Ramaldes

  • Victor Lopes



Fontes

HILLER, M. Branding: a arte de construir marcas. São Paulo: Trevisan Editora, 2012.

KOTLER, P.; KELLER. K.L. Administração de Marketing: a Bíblia de Marketing.12. ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006.

JORNAL EXTRA. Estratégia de marketing de Anitta vira tema de trabalho final de faculdade. 17 de dezembro de 2017. Disponível em: Acesso em: 04 de abril de 2018.

199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Seja avisado sobre nossas matérias

Nunca perca uma atualização

bottom of page