top of page

Uma breve história da Apple

  • 8 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

A Apple, fundada em 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, é uma multinacional reconhecida no mundo inteiro e um grande exemplo funcional de Branding.  Você com certeza conhece alguém que possui algum de seus produtos e, além disso, o considera como um objeto de auto-realização. Isso tudo porque o valor agregado que o item tem é enorme, devido a esse seu reconhecimento.



Reprodução:Youtube

O logotipo é um dos principais artifícios usados como valorização da marca. O primeiro foi desenhado por Ronald Wayne, e mostrava Isaac Newton sentado debaixo de uma macieira e um poema escrito nas bordas. Porém, devido ao detalhamento da imagem, era difícil reproduzi-la em todos produtos e então precisou ser trocado. Em 1978, o designer Rob Janoff desenvolveu um novo, após o lançamento do primeiro computador com tela colorida, o “APPLE II”, e ele se aproxima ao logo que conhecemos hoje, no entanto, colorido assim como o segundo computador da marca. 21 anos depois, após lançar o primeiro IMAC, o arco-íris perdeu espaço para um design mais simples, monocromático e metálico. E assim fizeram também com a aparência dos produtos.  Hoje em dia, a maçã mordida ainda é monocromática, mas sempre cinza ou prata. Steve Jobs acreditava em fazer o complexo ser simples.

A forma simples é justamente o que faz com que o logo não saia da cabeça, o nome disso é pregnância, quanto mais simples, mais fácil de ser reconhecido e consequentemente mais fácil de lembrar, o símbolo também representa status e sofisticação, o que os usuários dos produtos Apple buscam ao comprar os eletrônicos.

O logo da Apple evoluiu para demonstrar o máximo de si, sendo colorido quando começou com os monitores em cores, super rebuscado quando começou lá atrás e se tornando cada vez mais simples, sendo uma das marcas de maior valor do mundo. Marcas evoluem para se tornarem cada vez mais simples e memoráveis, coisa que a Apple fez com excelência.



Palavras-Chave: Branding, Logotipo, Apple, Marketing, Fatec Sebrae.

Referências:

https://designportugal.net/6-licoes-de-branding-que-podemos-aprender-com-a-apple/

https://www.tecmundo.com.br/apple/2114-a-historia-da-apple-a-marca-da-maca.htm

https://macmagazine.com.br/2007/09/17/uma-breve-historia-do-simbolo-da-apple/


Autores:

Jonatas Costa

Mariana Dias

Sabrina Tucci

Thayna Donadei

Thiago Ramaldes

Victor Lopes

Comments


Seja avisado sobre nossas matérias

Nunca perca uma atualização

bottom of page