top of page
  • Foto do escritor

5 dicas para promover endomarketing em sua empresa

Atualizado: 12 de mai. de 2018



Para poderem sobreviver em um mercado altamente competitivo, as empresas precisam se adaptar às condições existentes e se destacar diante das demais. Assim, é necessário gerar novos produtos, utilizar novos processos e buscar maneiras de atrair e reter os clientes. Além disso, é importante que as organizações valorizem seus clientes internos (funcionários), pois eles são um grande fator de diferenciação entre as empresas.

O Endomarketing surge justamente como uma forma de valorizar e conquistar esse público interno. Dessa forma, os empregados ficam mais motivados, comprometidos e alinhados com os valores e objetivos das organizações.

A seguir, 5 dicas de como promover o endomarketing em uma empresa:




Essa ferramenta possibilita que os colaboradores se mantenham bem informados, com ela, há uma maior fluidez na transmissão e no compartilhamento de informações fundamentais e estratégicas da empresa. Dessa maneira, há uma transparência na relação entre empresa e funcionário, o que faz com que este esteja alinhado com os objetivos e metas da organização.

Dentre os diversos meios possíveis de comunicação interna, destacam-se: e-mail, painéis, cartazes, televisores, murais e jornal interno. E independente dos meios a mensagem deve ser adequada ao seu funcionário, muitos empresários associam a comunicação interna ao processo trabalhoso, complexo e acima de tudo, caro. Mas um sistema eficaz de e-mail marketing ao fim de cada semana é o suficiente para garantir um ambiente mais agradável.

É importante destacar que essa comunicação também deve propiciar um ambiente de diálogo, ou seja, um local onde os funcionários possam apresentar opiniões, críticas e fazer perguntas.




A aplicação de pesquisas entre os funcionários é uma forma de saber as motivações e opiniões destes em relação ao clima organizacional e os benefícios oferecidos pela empresa. A partir dos resultados, é possível elaborar ações de marketing para os clientes internos, gerando, assim, mais satisfação e comprometimento.




O erro mais comum das empresas é acreditar que ao ter amigos ou colegas no ambiente de trabalho a produção irá cair, bem, já faz alguns séculos que essa teoria foi ultrapassada. Graças a experiência Hawthorne, já se tornou uma prática comum que as empresas proporcionem um ambiente mais agradável para os funcionários interagirem entre si e ganhem em troca uma produção maior e funcionários mais satisfeitos.

É possível ir além dos eventos de interação social que são comuns nas empresas, como as festas de final de ano. Uma alternativa é utilizar os meios de comunicação interno para promover a criação de grupos entre os funcionários que compartilhem interesses e/ou hobbies em comum.

Incentivar a interação social é incentivar uma maior produção, ao conversarmos nossa noção de esforço cai, e nossa atividade passa a ser automática garantindo um padrão de qualidade e uma maior produção.




Sabe aquela expressão “vestir a camisa”? Ao distribuir brindes ou acessórios aos funcionários damos a chance que eles se reconheçam como parte de um todo, eles são capazes de levar a marca consigo independente da onde forem, seja com uma caneta, camiseta, chaveiro ou pen drive.

E o que é visto por alguns empreendedores como desperdício de dinheiro torna-se propaganda. Com uma simples caneca ou camiseta e o posicionamento certo, você acaba de criar uma experiência, um branding diferenciado sobre o que significa fazer parte daquele negócio.




Uma das formas de aumentar a satisfação dos colaboradores é fazer com que eles se sintam valorizados e reconhecidos. Uma prática que pode surtir efeitos positivos nesse sentido é a utilização dos meios de comunicação interno para a promoção de funcionários, ou seja, promover colaboradores ou equipes que alcançaram resultados acima do esperado.

A chave para essa dica não se encontra apenas na ideia da recompensa financeira, mas da social, todos queremos ser valorizados, e pesquisas já mostram que os funcionários da geração y, estão dispostos a dedicar horas livres desde que seu esforço seja reconhecido.


Palavras-chave: Endomarketing, Comunicação Interna, Transparência, Integração, Reconhecimento.


Integrantes:

  • Erika Santos

  • Gabriela Miyake

  • Ingryd Victorya

  • João Pedro Silva

  • Rafaela Domingo

Fontes:

https://goo.gl/TEM6FA

https://goo.gl/autJZw

https://goo.gl/pTgbEo

https://goo.gl/sRAj31

https://goo.gl/N52Qkq

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Seja avisado sobre nossas matérias

Nunca perca uma atualização

bottom of page